O RETORNO DA LES PAUL

Como a Les Paul mudou em 70 anos
A maioria das nozes de guitarra estão familiarizados com a história da Les Paul Standard nos anos 50. Desde sua estreia, em 1952, até que foi substituído pelo projeto SG, no final de 1960, a Les Paul evoluiu com uma incrível série de inovações, atingindo um pico entre 1957 e 1959.
Aqui está um vídeo de Chicago Music Exchange, se você precisa retocar:
Uma vez que a SG assumiu, a Les Paul como a conhecemos ficou fora da produção até 1968, quando Gibson começou a ressuscitar o modelo. Como Fender e o buyout CBS , Gibson passou por uma série de mudanças de gestão nessa época, resultando no que é agora conhecido como o Norlin Época. Qualidade começou a diminuir, atingindo um ponto baixo, quando a produção começou a mudar a partir de Kalamazoo para Nashville, a partir de 1974.
Por esta razão, Les Pauls da década que viu a ascensão de Jimmy Page, Alex Lifeson, Joe Perry e outros ícones Les Paul são geralmente considerados inferiores aos de outras eras na história da Gibson. Para colecionadores, quanto mais cedo melhor é a regra geral quando se pensa sobre o período de produção. A Les Paul Custom, de 1969, por exemplo, é considerada mais fiel ao modelo dos anos 50 originais de um de 1975. Há, claro, exceções para cada regra, e abundância de grande Les Pauls saiu da linha de Gibson ao longo deste inteiro espaço de tempo.
Abaixo estão algumas das Les Pauls que foram produzidos na primeira onda depois que o modelo foi foi reintroduzida no final dos anos 60 e início dos anos 70.
Les Paul Custom
A Les Paul Custom foi a variação originais Les Paul produzida pela Gibson nos anos 50. Quando o modelo foi reintroduzido em 1968, a construção era, na verdade relativamente semelhante à forma como tinha sido anteriormente. Em 1969, no entanto, Gibson introduziu um estilo de construção de corpo de quatro camadas com duas telas de Mahogany, uma camada fina de bordo e um top de bordo. Este corpo estilo “panqueca”, uma vez que já foi denominado é considerado um exemplo da mudança da qualidade de guitarras Gibson nos anos 70 e duraria até 1977. Também nesta época, Gibson começando a produzir o Personalizado em novos acabamentos, incluindo a cereja Sunburst visto acima.
Les Paul Deluxe e padrão
A partir de 1969, a principal produção de Gibson Les Paul foi apelidado de Les Paul de luxo. A Les Paul deluxe diferiu do padrão original na sua utilização de mini-humbuckers em vez de PAFs, e seu uso do estilo de quatro camadas do corpo “panqueca”. A Les Paul Standard não foi, na verdade, trouxe de volta ao catálogo Gibson até 1976 Entre 1972 e 1975, você poderia ordem especial uma Les Paul Deluxe com humbuckers de tamanho normal ea palavra “padrão” na capa truss rod.; para todos os efeitos, estes foram Deluxes Paulo Normas Les mesmo que não no papel.
Les Paul Profissional, Pessoal e Gravação
Talvez o mais estranho novo Les Pauls trouxe nesta época são a Les Paul Profissional, Pessoal e de gravação (na foto). Em 1969, a Les Paul Pessoal e Profissional lançado com novos baixa impedância captadores oblongo e onboard interruptor de fase. O pessoal foi o ponto mais alto dos dois, com hardware banhado a ouro e multi-ply vinculativo como uma Les Paul Custom. Ambos os modelos foram substituídos pelo Paul Recording Les em 1971, que introduziu um baixo interruptor de alta / impedância com transistor interno. Esta guitarra foi considerado um favorito pessoal do próprio Les Paul.